terça-feira, 18 de maio de 2021

Dia Internacional dos MUSEUS

Dia18 de Maio é comemorado o DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS e DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL e isso tem um significado especial ao Museu Bispo do Rosário, criado em 1982 para acolher a produção dos pacientes das oficinas artísticas da antiga Colônia Juliano Moreira e promover ações culturais. 


Arthur Bispo do Rosário nasceu em 1909, em Japaratuba (RJ), foi um homem com uma trajetória cheia de adversidades, perpassou por diferentes lugares e atividades, foi internado no Hospital dos Alienados, na Praia Vermelha,  em 1938 e no ano seguinte para a Colônia Juliano Moreira onde morreu em julho de 1989. 

Grande parte das suas obras foram feitas durante os sete anos que por sua iniciativa, permaneceu numa das celas onde, com agulha e linha, bordou a escrita de seus estandartes e fragmentos de tecido. As linhas azuis, desfiava dos velhos uniformes dos internos, e objetos tais como canecas, pedaços de madeiras, arame, vassoura, papelão, fios de varal, garrafas e materiais diversos que ele obtinha em refugos na Colônia.

Arthur Bispo do Rosário, vestindo o "Manto" uma das suas obras mais conhecidas.

Reconhecido e admirado pela peculiaridade de suas obras, segue sendo um artista de destaque em diversas exposições no Brasil e no mundo. O conjunto das obras de Arthur Bispo do Rosário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 2018.

Carrossel

Grande Veleiro

Manto

Imagens extraídas do site do Museu Bispo do Rosário.

Saiba mais em Arthur Bispo do Rosário – Museu Bispo do Rosário (museubispodorosario.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANO 2022

Olá pessoal! Após um longo período de insegurança sanitária, retornamos com as vacinas nos dão motivos para esperançar e retomar as atividad...