sexta-feira, 30 de abril de 2021

MUSEUS - Arte Indígena

O que é um MUSEU?

“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a fruição”.
(Definição pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus)

“Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.”
(Definição de acordo com o Estatuto de Museus, Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009)

Você sabia que no Brasil temos museus que se dedicam à cultura e ARTE INDÍGENA?

 Rua Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS

O Museu Julio de Castilhos mantém uma exposição permanente "Memória e Resistência" da arte ancestral Mbyá-Guarani. A Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos e a Fundação de Amparo à pesquisa e Extensão Universitária tem parceria para comercialização da Arte Originária de Comunidades Mbyá-Guarani. O catálogo das peças estão disponíveis no instagram do museu  (@museu_juliodecastilhos).

Fachada do Museu Julio de Castilhos

Exposição Memória e Resistência. Foto: matinaljornalismo.com.br


  Rua das Palmeiras 55 - Botafogo Rio de Janeiro - RJ


O Museu do Índio abriga expressivos acervos, conserva, pesquisa, documenta e comunica as informações neles preservadas. É referência para pesquisadores e interessados na questão indígena.


Fachada do Museu do Índio, Foto: Paulo Mumia


  Av. Água Verde, 1413 - Curitiba - PR

O Museu de Arte Indígena é um museu particular dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros e conta com um dos maiores acervos do mundo nessa área.

Mini vasos de cerâmica, etnia Kadiwéu, MS. 


Exposição: "Abelhas Indígenas do Brasil"



sexta-feira, 23 de abril de 2021

ARTE INDÍGENA



Abril é o mês da visibilidade e da resistência indígena.

Conhecer as lutas dos povos originários é fundamental para compreendermos a nossa história. Os mais de 200 povos indígenas que resistiram às invasões e habitam nosso país, ainda sofrem para manter seus territórios, suas culturas e direitos como cidadãos brasileiros.

Abaixo, imagens da arte indígena... 

Padrões vetorizados criados pelo borum Geovani Krenak

Matriz de xilogravura repercutem os padrões utilizados em cestos e utensílios usados pelos Kaingang,

                       

Cerâmica Marajoara

Cestos Mbya-Guarani

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Dia Mundial da ARTE

Dia Mundial da Arte foi celebrado pela primeira vez em 2012 e instituído pela Associação Internacional de Arte (IAA) para promover a atividade criativa no mundo.

A data escolhida foi 15 de Abril por ser o aniversário de Leonardo Da Vincique se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta. Considerado um dos artistas mais completos e símbolo da liberdade e do multiculturalismo. Nas palavras dele: “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível".

Abaixo, a imagem de uma das suas obras primas mais famosas: Mona Lisa, criada em 1503 e acervo do Museu do Louvre desde 1797.


Óleo sobre tela, dimensão 77 cm x 53 cm



quinta-feira, 1 de abril de 2021

DIA A

Dia 02 de Abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

E, para marcar essa data, o blog Artes Lucenorges vai "vestir"  AZUL! 

AZUL é uma das três cores primárias e tem sido uma cor importante na Arte desde os tempos antigos. 

O lapis lazuli, uma pedra semipeciosa, foi usada no período do Renascimento para fazer o pigmento ultramarino, o mais caro de todos os pigmentos. No século XIX, corantes e pigmentos azuis sintéticos substituíram gradativamente os pigmentos minerais...

Algumas obras que podemos ver o azul como inspiração e predominância:

Fachada de um mosteiro construído no séc. 15 em Herat, Afeganistão.

La Estacion Saint-Lazare, Claude Monet

Os Guarda-Chuvas, Auguste Renoir

Noite Estrelada, Van Gogh

A Lua, Tarsila do Amaral

Nu Azul, Pablo Picasso



ANO 2022

Olá pessoal! Após um longo período de insegurança sanitária, retornamos com as vacinas nos dão motivos para esperançar e retomar as atividad...